Até junho, Hospital Menino Jesus em Bela Vista, São Paulo, teve 675 pneumonia casos, um 36,3% aumento em 2023 (495). Silenciosa pneumonia agente: Mycoplasma pneumoniae. China, EUA, Coreia do Sul, Holanda, Dinamarca, Irlanda: surtos bactéria.
NO RIO DE JANEIRO, RJ (AGÊNCIA BRASIL) – A pneumonia tem sido uma preocupação crescente na cidade do Rio de Janeiro, com um aumento significativo de casos, especialmente entre os idosos. A comunidade médica alerta para a importância de reconhecer os sintomas precoces da pneumonia e buscar tratamento imediato para evitar complicações graves.
Em casos graves, a infecção respiratória pode se espalhar rapidamente e afetar outras áreas dos pulmões, tornando o tratamento mais desafiador. Por isso, é fundamental estar atento a qualquer sinal de doença pulmonar e buscar orientação médica assim que os primeiros sintomas aparecerem.
Preocupação com a Pneumonia: Aumento de Casos e Agentes Causadores
De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, a pneumonia tem sido motivo de preocupação crescente. Até junho deste ano, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus registrou 675 atendimentos por pneumonia no pronto-socorro, representando um aumento de 36,3% em relação a 2023, quando foram contabilizados 495 casos.
No Menino Jesus, ao longo de 2024, foi possível observar um aumento progressivo de casos de pneumonia. Em janeiro, foram registrados 26 casos, número que subiu para 42 em fevereiro, 129 em março e 164 em abril. Maio apresentou uma leve queda para 147 casos, mas em junho houve um novo aumento, chegando a 167. Durante esse período, 129 pacientes precisaram de hospitalização, em comparação com 124 no ano anterior.
Especialistas destacam que a pneumonia, especialmente a causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, tem se mostrado uma doença de impacto significativo. Essa bactéria tem sido apontada como o agente causador de surtos em diferentes partes do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Coreia do Sul, Holanda, Dinamarca e Irlanda no final do ano passado.
Em dezembro passado, a presença da Mycoplasma pneumoniae foi identificada em cinco alunos de uma escola em Santo André, no ABC. O superintendente médico do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Antônio Carlos Madeira de Arruda, destaca a preocupação com o aumento dos casos de pneumonia por Mycoplasma, que tem sido mais frequente em adolescentes.
Além da Mycoplasma, outros agentes causadores, como vírus e bactérias, também contribuem para o quadro de pneumonia na cidade de São Paulo, segundo relatos de especialistas. No Sabará Hospital Infantil, por exemplo, localizado na Consolação, os atendimentos por pneumonia na urgência aumentaram em 84% se comparados os primeiros semestres de 2023 e 2024, com um aumento de 42,1% nas internações no mesmo período.
O médico Luiz Vicente Ribeiro da Silva Filho, coordenador da Comissão Científica de Pneumopediatria da SBPT, também destaca o aumento de casos de pneumonia causada por Mycoplasma na cidade de São Paulo. Ele ressalta que as infecções por Mycoplasma tendem a ser mais silenciosas, com poucos sintomas gerais de mal-estar nas crianças afetadas.
Segundo Silva Filho, a Mycoplasma pneumoniae tem um padrão de causar surtos epidêmicos a cada cinco ou sete anos, o que foi observado no final do ano passado com o aumento de casos na China. O aumento dos casos de pneumonia desde então pode estar relacionado à presença desse agente na cidade de São Paulo.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo