Fundador da Reserva e CEO da AR&Co fala sobre desafios das marcas e movimentação do grupo. Entrevista no programa É Negócio, parceria NeoFeed e CNN Brasil.
No Brasil, há marcas que são reconhecidas nacionalmente, porém poucas conseguiram alcançar o status de marca global. Além de Havaianas, que se destaca nesse quesito, outras empresas brasileiras ainda buscam expandir suas fronteiras. Rony Meisler, fundador da Reserva e CEO da AR&Co, acredita que o potencial para se tornar uma marca global está ao alcance de empresas brasileiras, bastando apenas estratégia e tempo para isso acontecer.
Rony Meisler enxerga um grande potencial para sua marca se tornar uma grife internacional, com planos de expansão para a Flórida. A Reserva, com a visão de se tornar uma label mundial, está buscando oportunidades para conquistar o mercado americano e se consolidar como uma marca de renome internacional. A estratégia de internacionalização da empresa está sendo cuidadosamente planejada, visando o crescimento global da marca Reserva.
Desafios de uma grife internacional para expandir seu alcance global
Por qual motivo se torna tão complicado para marcas brasileiras estenderem suas operações para o exterior? Em entrevista ao programa É Negócio, Meisler aborda os desafios enfrentados pelas grifes internacionais nesse processo. Segundo ele, a primeira barreira está na própria continentalidade do Brasil.
Como o Brasil é um país de proporções continentais, é necessário que as marcas façam um grande esforço no mercado nacional antes de se arriscarem no mercado internacional. Esse é um fator que muitas vezes dificulta a expansão global das labels mundiais.
A importância de se livrar do complexo de vira-latas
O complexo de vira-latas, tão conhecido pelos brasileiros, é outra questão que impede a ascensão das grifes internacionais. O medo de não serem bem-sucedidos no exterior devido a preconceitos ou outras barreiras acaba limitando as ações das marcas brasileiras. Meisler ressalta a importância de superar esse obstáculo para alcançar o status de marca global.
Como empreender no Brasil pode preparar para o mercado internacional
Apesar dos desafios, Meisler destaca que empreender no Brasil, mesmo com suas dificuldades, pode trazer benefícios para a expansão global das marcas. Suas experiências ao fundar a Reserva e posteriormente vendê-la para o grupo Arezzo&Co mostram como o ambiente empreendedor brasileiro pode ser um trampolim para atingir o sucesso em escala internacional.
Marcas de sucesso e o poder da extensão de marca
Os números impressionantes da Reserva após a aquisição pela Arezzo&Co evidenciam como a extensão de marca pode impulsionar o crescimento e os resultados financeiros de uma empresa. A criação de novas linhas, como a Reserva Mini, Reserva Go e Oficina Reserva, contribuíram para o aumento significativo no faturamento e no ebitda da companhia.
O futuro das grifes internacionais sob a perspectiva de um empreendedor de sucesso
Na entrevista, Meisler aborda diversos aspectos do mercado de moda, incluindo as mudanças trazidas pelas redes sociais, a importância da comunicação da marca, os desafios enfrentados e os planos futuros. Sua trajetória de sucesso e visão estratégica revelam os caminhos possíveis para que as grifes brasileiras vençam os obstáculos e se tornem marcas globais de destaque.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo