Semestre I encerra em 21 de setembro; II começa em outubro e termina em fevereiro ’25. Técnicos-admin continuam em greve. Novos calendários academicos trazem mudanças: férias alteradas, assembleias e graduações afetadas por terminos de Semestres de Ensinos de Decanatos, propostas de técnicas ainda em discussão.
A Universidade de São Paulo (USP) aprovou, na manhã desta sexta-feira (28), o novo calendário acadêmico para o primeiro e segundo semestre de 2025. Os estudantes da instituição tiveram uma pausa de 45 dias e as atividades acadêmicas recomeçaram na quinta (27).
Os calendários acadêmicos são essenciais para o planejamento dos estudantes e professores, garantindo a organização das disciplinas e eventos ao longo do ano letivo. As escolas públicas e privadas também seguem seus calendários escolares rigorosamente, buscando manter a qualidade do ensino e o cumprimento dos conteúdos programáticos.
Decanatos de Ensino de Graduação e Mudanças no Calendário Acadêmico
O calendário acadêmico para o primeiro e segundo semestre de 2024 foi aprovado pela Universidade de Brasília (UnB) durante uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Os professores, após 67 dias de greve, retomaram as aulas na quarta-feira. Os alunos terão 58 dias de reposição de aulas, conforme decidido na reunião do Cepe. As férias estão programadas para ocorrerem de 22 de setembro a 13 de outubro, com o término do primeiro semestre em 21 de setembro e o início do segundo semestre em 14 de outubro, encerrando em 22 de fevereiro de 2025.
Paralisação dos Técnicos-Administrativos e Mudanças no Calendário Acadêmico
Os técnicos-administrativos da universidade decidiram, em assembleia, manter a paralisação, com uma nova reunião marcada para a próxima segunda-feira. O novo calendário acadêmico foi aprovado com 33 votos favoráveis e 4 abstenções, com o Decanato de Ensino de Graduação propondo mudanças técnicas para atender às necessidades da instituição. Uma das propostas inclui o cancelamento do semestre de verão de 2025.
Decisões e Propostas no Ambiente Acadêmico
Durante a assembleia dos técnicos-administrativos, foi decidido que a greve continuará, com uma nova assembleia agendada para a próxima segunda-feira. No entanto, professores de outras instituições já encerraram a greve, aguardando a assinatura do Termo de Acordo com o governo. O Comando Nacional de Greve (CNG) orienta que, caso o acordo seja assinado, os técnicos decidam pelo retorno unificado ao trabalho na terça-feira. Acompanhe as atualizações sobre os calendários acadêmicos e demais mudanças no cenário acadêmico.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo