Desafios de segunda-vida: custos inesperados e mudanças radicais em escritórios-de-aluguel, edifícios-de-escritórios, trabalho (espacos), luxo (unidades), apartamentos multifamiliares (conversões), renovação de edifícios, refrigeração e aquecimento individuais, encanamento refeito.
A maioria dos brasileiros reconhece a importância das conversões no mercado imobiliário: ‘localização, localização, localização’.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial investir em estratégias de transformação para se destacar e garantir conversões bem-sucedidas.
Transformação de Edifícios de Escritórios em Apartamentos Multifamiliares
Mas para alguns, há uma nova estratégia vencedora: ‘reciclar, reciclar, reciclar’. Um aumento notável de edifícios de escritórios encontrou uma segunda vida como apartamentos, impulsionados pela mudança para o home office durante a era Covid, que reduziu a frequência nos escritórios e diminuiu os centros urbanos. Dividir espaços de trabalho amplos e estéreis em casas acolhedoras é um desafio complexo. Incorporadores imobiliários descrevem esses projetos como resolver um quebra-cabeça, já que os edifícios de escritórios são concebidos com considerações muito distintas dos apartamentos.
Renovação e Conversões em Apartamentos Multifamiliares
Algumas transformações não são viáveis, e gastos imprevistos podem surgir. No entanto, com a vacância de escritórios atingindo um recorde de 20,1% nos EUA no segundo trimestre deste ano, de acordo com um relatório recente da Moody’s Analytics, e a demanda por residências superando a oferta, governos locais estão incentivando as conversões de edifícios de escritórios. Incentivos fiscais e processos de aprovação acelerados estão sendo oferecidos aos incorporadores imobiliários interessados em remodelar esses espaços.
Desafios e Oportunidades nas Conversões de Edifícios de Escritórios
Cerca de 70 milhões de pés quadrados (aproximadamente 65 milhões de metros quadrados) de espaço de escritórios, ou 1,7% da oferta total dos EUA, estavam em processo de conversão para outros usos no início de 2024, conforme relatório recente da empresa imobiliária comercial CBRE. Prevê-se que 63% dessas conversões sejam destinadas a habitações multifamiliares. A transformação de edifícios de escritórios em apartamentos multifamiliares envolve uma remodelação significativa, incluindo a instalação de sistemas de refrigeração e aquecimento individuais, e a atualização do encanamento.
Exemplo Prático: Renovação do The Crosby em Los Angeles
Um exemplo prático é The Crosby, um edifício de apartamentos inaugurado em 2020 em Koreatown, Los Angeles. Apesar de parecer um arranha-céu de luxo, com amenidades como academia e deck da piscina, os 336 apartamentos do The Crosby ocupam o antigo escritório da Texaco na Costa Oeste. A conversão de um espaço de escritórios em unidades de luxo requer uma remodelação completa, envolvendo a substituição de sistemas centrais por sistemas individuais de refrigeração e aquecimento, além da reestruturação do encanamento. O custo desses projetos pode superar as estimativas iniciais, especialmente em edifícios antigos com histórico de múltiplos inquilinos ao longo dos anos.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo