Processo suspenso contra Fabio Hering, ex-diretor-presidente de Grupo Soma, por suposto insider trading. Julgamento retomou com testemunha Daniel Maeda sobre complexa recompra de ações. Otto Lobo pediu de vista. Insider trading aplicação multilha.
O conselho da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu, por 4 votos a 1, a Empresa Hering e o ex-CEO da empresa, Fabio Hering, da acusação de ‘insider trading’. A decisão foi baseada na falta de provas concretas que sustentassem a alegação de uso de informações privilegiadas para obter vantagem no mercado financeiro.
O caso levantou questionamentos sobre a importância de manter a integridade do mercado de capitais e a necessidade de punir práticas como o uso indevido de informações internas. É fundamental que as empresas e seus executivos ajam de forma ética e transparente, evitando qualquer envolvimento em atividades suspeitas que possam comprometer a confiança dos investidores.
Julgamento do suposto insider trading retomado
A sessão do julgamento da suposta prática de insider trading foi retomada nesta terça-feira (20), após ter sido suspensa em 21 de maio, devido a um pedido de vista do diretor Otto Lobo. Lobo manifestou seu voto pela absolvição dos acusados, argumentando que as características de insider trading não estavam suficientemente evidenciadas. Seu posicionamento foi seguido pelo diretor João Accioly. Na audiência anterior, o presidente da CVM, João Pedro Nascimento, e a diretora Marina Copola também votaram pela absolvição, enquanto o diretor relator Daniel Maeda optou pela condenação e sugeriu a aplicação de multas que totalizam mais de R$ 20 milhões. Hoje, Otto Lobo justificou seu pedido de vista, destacando a complexidade do caso e classificando-o como um dos mais difíceis de insider trading que já analisou. Ele reconheceu que os acusados tiveram acesso a informações privilegiadas, concordando com a exposição de que Fabio Hering e sua equipe de fusões e aquisições (M&A) estavam cientes da proposta do Grupo Soma durante a recompra de ações. No entanto, não identificou intenção de obter vantagens financeiras na conduta dos envolvidos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo