Ceará: centro global da educação, concentra reunião de ministros do G20 e Reunião Global da Educação.
A Educação será o foco principal da semana “Ceará: Centro Global da Educação“, que ocorrerá entre 29 de outubro e 2 de novembro, em Fortaleza (CE). O Ministério da Educação (MEC) estará à frente das atividades, que incluirão a reunião de ministros de Educação durante a terceira e última etapa do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, nos dias 29, 30 e 31 de outubro.
Essa reunião será um momento importante para discutir as políticas de Ensino e Aprendizado em nível global, e como elas podem ser implementadas de forma eficaz em diferentes contextos. Além disso, a semana também contará com outras atividades relacionadas à Instrução e ao desenvolvimento da Educação no Brasil e no mundo. A Educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela é a chave para o futuro.
Educação: Um Enfoque Global
Paralelamente à reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação, ocorrerá também a Reunião Global de Educação (GEM), coorganizada com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O tema central a ser tratado nesses encontros está diretamente relacionado com uma das prioridades apontadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a cúpula do G20 em 2024: a promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, em que a Educação desempenha um papel fundamental.
A Educação é um dos pilares do desenvolvimento sustentável, e é essencial que os países trabalhem juntos para garantir que todos tenham acesso a uma Educação de qualidade. O GT de Educação tem a participação de delegados dos membros do G20, incluindo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana, além de países convidados, como Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura.
Também participam organismos multilaterais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros. Essa colaboração é essencial para garantir que a Educação seja uma prioridade global.
Agenda e Prioridades
A agenda do GT de Educação priorizou três enfoques ao longo do ano: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade. No dia 29 de outubro, ainda em nível técnico, o G20 vai revisar o terceiro desses tópicos, no qual uma exibição de boas práticas de escolas de todo o mundo estará no centro das discussões. O Ensino e o Aprendizado são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, e é essencial que os países compartilhem suas experiências e melhores práticas.
No dia 30 de outubro, os ministros revisarão conjuntamente o resultado do trabalho realizado nos três tópicos e apontarão caminhos para 2025, quando o grupo passará a ser presidido pela África do Sul. A Instrução e a Educação são fundamentais para o futuro dos países, e é essencial que os líderes trabalhem juntos para garantir que todos tenham acesso a uma Educação de qualidade.
Reunião Global de Educação
Com as edições anteriores realizadas em Paris e Bruxelas, a Reunião Global de Educação deixa o Hemisfério Norte e ocorre, pela primeira vez, no Sul Global. O estado do Ceará foi escolhido por ser referência de política educacional de qualidade. Os temas centrais serão a equidade das políticas e os mecanismos inovadores de financiamento. O Pé-de-Meia tem sido apontado como boa prática em ambas as dimensões.
Foram convidados para a GEM todos os 194 países que são membros da Unesco, aos quais se somam representantes de estudantes, de trabalhadores da Educação, de organizações da sociedade civil, de acadêmicos, além de outros representantes internacionais. Estima-se que 600 pessoas estarão reunidas no Centro de Eventos do Ceará nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. A Educação é um direito fundamental, e é essencial que os países trabalhem juntos para garantir que todos tenham acesso a uma Educação de qualidade.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo