MEC e Inep realizarão levantamento em complemento ao Censo Escolar. Diretores e gestores preencherão formulário de 1º de outubro a 6 de dezembro sobre Educação Continuada, Diversidade e Inclusão, Educação Ambiental e Direitos Humanos.
O Ministério da Educação (MEC) está comprometido em promover a inclusão e a diversidade nas escolas brasileiras. Por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o MEC busca garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma Educação de qualidade.
No âmbito do Censo Escolar, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão, com o objetivo de avaliar o Ensino e o Aprendizado nas escolas, identificando áreas de melhoria e oportunidades para aprimorar a Instrução. A Educação é o caminho para o futuro e é fundamental que seja acessível a todos. A inclusão é um direito e não um privilégio.
Importância da Educação na Pesquisa do Censo Escolar
Os diretores ou gestores escolares devem acessar e preencher o formulário por meio do Sistema Educacenso, entre 1º de outubro e 6 de dezembro, para contribuir com a pesquisa que visa melhorar a qualidade da Educação no Brasil. A pesquisa aborda aspectos como eventos que impactaram o ano letivo, o funcionamento e a estrutura da escola, a atuação dos profissionais da Educação no período noturno, ações desenvolvidas no ambiente escolar, incluindo a Educação Ambiental e os Direitos Humanos, além de registros de informações sobre os perfis dos alunos.
De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, essa pesquisa se soma a outros esforços da gestão do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para ampliar e qualificar o conhecimento sobre as escolas brasileiras, seus estudantes e profissionais da Educação. ‘Melhorar os dados da nossa Educação e dar visibilidade às questões e aos segmentos sociais historicamente invisibilizados são elementos essenciais para a promoção de uma Educação com equidade, um compromisso do governo do presidente Lula’, destacou.
A Importância da Colaboração na Pesquisa
A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, ressaltou a importância da articulação com as redes de Ensino nesse processo de apuração dos dados. ‘Não realizamos o Censo Escolar sem a colaboração e os esforços de todos os envolvidos. Sabemos que vão utilizar diferentes formas de mobilização, a depender das características das redes e dos municípios. O importante é ter o devido alinhamento para que possamos entender um pouco mais sobre o contexto da diversidade e da inclusão nas escolas’, disse.
A pesquisa também aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Ambiental, temas considerados essenciais para a promoção de uma Educação com equidade. A secretária Zara Figueiredo pediu a atenção dos diretores das escolas para que se mobilizem e ajudem a reunir informações sobre esses temas relevantes.
Encontro Virtual e Participação das Redes de Ensino
Nesta segunda-feira, 30 de setembro, o Inep e a Secadi realizaram um encontro virtual para apresentar mais detalhes da pesquisa. A reunião contou com as presenças de representantes do Ministério; do Instituto; das coordenações estaduais; dos municípios capitais; de responsáveis pelas escolas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo