No Catar, 974 e Lusail receberão finais da Copa do Mundo, Copa Libertadores, Copa dos Campeões da Concacaf, Copa Intercontinental, Derby das Américas, Uefa Champions League, Copa dos Campeões da Concacaf, Liga dos Campeões da África, Copa Interncontinental, Mundial de Clubes.
A Fifa anunciou que a cidade do Catar sediará o Intercontinental de Clubes pela terceira vez, com os estádios Lusail e 974 recebendo os jogos finais da competição em dezembro.
O evento que volta a ser realizado em território catarí, após as edições de 2019 e 2020, é uma das Copa mais importantes do calendário futebolístico europeu, reunindo equipes de todo o mundo e disputado pela segunda vez consecutiva fora da Europa. Neste ano, a disputa é realizada na Copa do Mundo, sediada no Catar, com a participação de clubes da Copa Libertadores e da Copa do Mundo de Clubes, ambas disputadas por equipes mundiais, como o Flamengo, do Brasil, que sagrou-se como campeão da Copa do Mundo de Clubes em 2022, ao derrotar o Al Hilal, da Arábia Saudita, nas finais do Mundial de Clubes.
Copa Intercontinental: O Brasil Está de Volta
O Pachuca, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf, enfrentará um dos campeões da Conmebol Libertadores, Atlético-MG ou Botafogo, em um emocionante Derby das Américas no dia 11 de dezembro no Estádio 974. Quem avançar, enfrentará o Al Ahly, do Egito, pela Challenger Cup no dia 14. A grande final será no dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail, na cidade de Doha, no Catar.
A Copa Intercontinental, um título que não é mais disputado desde 2004, voltará em 2024. A Fifa anunciou que a competição voltará a ser disputada como um torneio exclusivo de clubes, após a decisão de manter o Real Madrid como um dos finalistas. O campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, o Pachuca, será um dos participantes.
O Estádio 974, que sediou seis jogos na Copa do Mundo de 2022, incluindo a vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul por 4 a 1, nas oitavas de final, será o palco do Derby das Américas. Já o Estádio Lusail, com capacidade para 80 mil lugares, foi o palco da grande final da Copa do Mundo, onde a Argentina conquistou o tricampeonato mundial nos pênaltis contra a França.
Participantes da Copa Intercontinental 2024:
* Al-Ain, campeão da Champions League Asiática 2023/24
* Auckland City, campeão da CHampions League da Oceania 2024
* Al Ahly, campeão da Liga dos Campeões da África 2023/24
* Pachuca, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf 2024
* Real Madrid, campeão da Champions League da Uefa 2023/24
* Atlético-MG ou Botafogo, campeão da Conmebol Libertadores 2024
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo