Itália, França, Dinamarca e Índia competem por melhor filme em língua não-inglesa, longa sobre Eunice Paiva, com campanha para o prêmio da Academia.
A realização de Globo de Ouro 2025 se aproxima e o Brasil também está fazendo o seu papel na disputa. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado em duas categorias: melhor filme em língua não-inglesa e melhor atriz em filme de drama, Fernanda Torres.
Este ano, esta não é a única representação nacional no evento. A produção de ‘A Semente do Figo Sagrado’ também está entre os indicados, concorrendo ao prêmio de melhor filme de língua estrangeira. ‘Emilia Pérez’ também foi indicada ao prêmio, mas a categoria ficou sem detalhes. Em 2023, a cerimônia de entrega da 56ª edição dos Oscars foi realizada, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) premiou os melhores de Hollywood. Abaixo, confira as principais vencedoras na categoria de Melhor Filme.
Os filmes que disputam o Globo de Ouro com os brasileiros
A temporada de premiações está se encaminhando, e o Globo de Ouro é um dos primeiros eventos a marcar presença. Este prêmio é uma das primeiras paradas antes da passagem mais importante, o Oscar, e cada nomeação feita pelo filme sobre Eunice Paiva fortalece a campanha para o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS). É importante conhecer as outras obras que também disputam o mesmo espaço, e o filme em língua não-inglesa que enfrenta a seleção brasileira é o francês ‘Emilia Pérez’, com 10 nomeações, o mais indicado ao Globo de Ouro até o momento.
Mas há outros fortes nomes na lista para o melhor filme em língua não-inglesa, como o alemão e a co-produção entre EUA, França e Índia. O longa francês ‘Tudo que Imaginamos como Luz’, que estreou em Cannes, conquistou o prêmio de melhor atriz e foi o vencedor do Grand Prix, o segundo prêmio mais importante entregue pelo júri internacional da festa cinéfila. Este filme ambientado na movimentada Mumbai acompanha três enfermeiras com idades e ideais diferentes e discute temas como afeto, desejo, religião e política sob a ótica da dominação patriarcal.
Por outro lado, o país escolheu a comédia ‘Troca Surpresa’, disponível na Netflix, para pleitear uma vaga no prêmio da Academia, considerando ‘Tudo que Imaginamos como Luz’ uma visão eurocêntrica da vida das mulheres no país. O filme está em cartaz em circuito limitado no Brasil, e para torcer, é importante conhecer as outras obras que também disputam o mesmo espaço.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo