No programa
Boleiragem
Boleiragem
, ex-jogadores sugerem que CBF recorra a soluções jurídicas para resolver casos de acusações gravíssimas.
John Textor, o responsável pela SAF do Botafogo, tem causado polêmica com suas declarações sobre supostos benefícios dados ao Palmeiras nos últimos anos. Em entrevista recente, o empresário reforçou sua posição e afirmou que John Textor possui evidências concretas que comprovam suas alegações. Agora, a pressão está sobre a CBF para tomar as devidas providências a respeito do caso.
As declarações de John Textor, conhecido por ser o dono da SAF do Botafogo, não passaram despercebidas pelos comentaristas esportivos. Os especialistas analisaram as afirmações do empresário e exigiram que ele apresente as provas que respaldam suas acusações. Diante dessa situação, a CBF encontra-se diante de um dilema, tendo que lidar com possíveis desdobramentos legais relacionados às acusações de John Textor.
O Caso John Textor na SAF do Botafogo
– Textor tem a responsabilidade de comprovar suas declarações. A CBF deve buscar soluções jurídicas. Se estiver correto, deve ser investigado. Se estiver errado, terá que responder por isso. Como ex-atleta, me incomoda muito esse tipo de acusação – afirmou Caio Ribeiro.
+ Sem apresentar provas, John Textor alega que cinco jogadores do São Paulo manipularam a goleada diante do Palmeiras Na última noite, o dono da SAF do Botafogo emitiu uma nota oficial. Novamente sem evidências, apontou possíveis irregularidades em um confronto entre Palmeiras e São Paulo.
As Notas Oficiais de John Textor sobre Manipulação no Futebol
Em comunicado divulgado em sua plataforma oficial, o executivo alegou, com base em estudos e denúncias – mas ainda sem comprovação -, que duas partidas do Palmeiras nos últimos anos foram adulteradas: a vitória do Verdão por 4 a 0 sobre o Fortaleza no Brasileirão de 2022 e o triunfo do Alviverde por 5 a 0 diante do São Paulo em outubro do ano passado.
+ Palmeiras rotula John Textor como caricato e condena: ‘Tentativa ridícula de justificar a perda do título’
+ São Paulo planeja processar John Textor criminalmente por acusações de manipulação Roger Flores, comentarista da SporTV, destacou que ‘não há quantia alguma’ que possa comprar uma vitória por 5 a 0 em um clássico como o entre Palmeiras e São Paulo.
Ele ressaltou que se John Textor não confirmar as acusações, deve ser responsabilizado legalmente. – É uma acusação séria. Se não provar, terá que arcar com as consequências.
São alegações gravíssimas – acrescentou Dodô, ex-jogador de Botafogo e São Paulo. O Palmeiras classificou John Textor, dono da SAF do Botafogo, como um ‘cartola caricato’, após a nova entrevista do dirigente na qual afirma possuir evidências de que o Verdão tem sido beneficiado pela arbitragem, apesar de não tê-las apresentado.
Além disso, o São Paulo pretende acionar judicialmente o dono da SAF do Botafogo, John Textor. O clube paulista também levará o caso aos tribunais esportivos.
Desdobramentos das Acusações de John Textor
Na nota de Textor sobre a partida Palmeiras 5 x 0 São Paulo, ele menciona: ‘A vitória de 5 a 0 do Palmeiras, que foi o início de uma suposta recuperação impossível (e agora histórica) contra uma equipe do Botafogo que detinha um recorde de pontos do primeiro turno do Brasileirão, após 14 vitórias em 17 jogos, foi manipulada.
O confronto entre Palmeiras e São Paulo em outubro de 2023 foi, segundo especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco jogadores do São Paulo.
Sete jogadores apresentaram desvios incomuns em momentos cruciais de gols, embora apenas cinco tenham sido considerados culpados por ultrapassar os limites que evidenciam a manipulação.
É fundamental ressaltar que a evidência não atribui responsabilidades ou sugere que algum clube esteve envolvido na manipulação além dos jogadores identificados.
O relatório de manipulação de resultado nível II, que comprova, após a conclusão do nível III, a adulteração no confronto entre Palmeiras e São Paulo, foi encaminhado ao STJD no final de 2023, mas o tribunal decidiu não investigar mais a fundo.
Os nomes dos acusados devem ser mantidos em sigilo e apresentados apenas às autoridades judiciárias e investigadores governamentais.
Eu não tenho a intenção de prejudicar os acusados antes que tenham oportunidade de se defender.’
Posicionamento de Palmeiras e São Paulo diante das Acusações de John Textor
Na nota do Palmeiras, foi informado: ‘O Palmeiras está tomando todas as medidas legais possíveis contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, e não pretende se pronunciar novamente sobre a tentativa bizarra do cartola de justificar a perda do título brasileiro de 2023.
Confiamos que as autoridades tomarão as providências necessárias com a urgência que o caso requer’.
– O São Paulo Futebol Clube toma conhecimento e repudia veementemente as acusações graves e infundadas de envolvimento de atletas do elenco tricolor em manipulação de resultado feitas pelo proprietário da SAF Botafogo.
Essa afirmação, sem qualquer indício de prova, atinge a honestidade dos jogadores do elenco profissional masculino e a integridade da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história.
O clube já acionou seu departamento jurídico, que analisará e tomará as medidas necessárias na esfera legal.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo