Coreia do Sul e Índia: fechados por feriados, PIB de 2º trimestre impulsionado por automóveis e financeiras gastos, série de dados econômicos: vendas de apartamentos aumentam, semanal pedidos, vendas no varejo julho, 1º semestre desacelera.
As bolsas da Ásia encerraram o pregão nesta quinta-feira sem uma direção clara, enquanto os mercados da Coreia do Sul e da Índia permaneceram fechados devido a feriados.
No Japão, o índice Nikkei registrou um aumento de 0,8% fechando em 36.726,64 pontos, impulsionado por ações de empresas automotivas e do setor financeiro, após a divulgação de um PIB do segundo trimestre acima das expectativas.
Os investidores asiáticos continuam atentos às movimentações nos mercados globais em meio à volatilidade causada por diversos fatores econômicos e geopolíticos. A expectativa é de que a semana termine com maior estabilidade, mas as bolsas da Ásia seguem suscetíveis a notícias que possam impactar as negociações na região.
Bolsas, da Ásia: Mercados Asiáticos em Destaque
O Produto Interno Bruto (PIB) japonês do segundo trimestre registrou um crescimento de 3,1%, com a Subaru Corp. apresentando um avanço de 5,2% e a Mizuho Financial Group subindo 4,0%. As expectativas do Goldman Sachs apontam para um crescimento de 3,5% no terceiro trimestre. Os economistas do banco destacam que os gastos em bens duráveis, incluindo carros, devem impulsionar a economia no próximo período.
No cenário chinês, o índice Shanghai Composto encerrou em alta de 0,9%, atingindo 2877,36 pontos. O desempenho foi impulsionado por ações de empresas de seguros e do setor imobiliário, após uma série de dados econômicos oferecerem uma visão mais clara da economia local. As vendas no varejo do país apresentaram melhora em julho, enquanto o crescimento do investimento em ativos fixos desacelerou no primeiro semestre. Autoridades chinesas anunciaram planos de compra de apartamentos para reduzir os estoques excessivos, impulsionando empresas como China Life Insurance, Ping An Insurance e China Vanke.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou praticamente estável, com uma leve queda de 0,02% e atingindo 17109,14 pontos. Analistas aguardam a divulgação de indicadores importantes dos EUA, como os pedidos de seguro-desemprego semanal e as vendas no varejo de julho, após o CPI dentro do esperado. Entre as variações de destaque, Zhongsheng Group registrou uma queda de 4,5%, enquanto Alibaba Health Information Technology perdeu 3,7%. Por outro lado, a Sino Biopharmaceutical avançou 5,6%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo