Evitar distrações e ruído tecnológico pode levar a maior concentração e produtividade ao silenciar o dispositivo conectivo constantemente.
No Brasil, a produtividade diária de muitas pessoas está impactada pela pressão de sempre estar conectado e atualizado, seja por meio do celular, telefone ou smartphone. A constante disponibilidade pode afetar a qualidade de vida e até mesmo a saúde mental, levando a níveis mais altos de estresse e ansiedade.
A psicologia avalia que o hábito de ter o celular com as notificações no modo silencioso pode ser um sinal de que a pessoa procura manter um controle sobre a própria vida e evitar sentir-se sobrecarregada pelo fluxo constante de informações. Mas, estar ligado o tempo todo pode levar a uma sensação de perda de controle, e aumentar ainda mais o estresse. Isso porque, mesmo com as notificações no modo silencioso, a consciência de que o celular está sempre ligado pode gerar uma sensação de incerteza e ansiedade.
Minimizando Distrações para Otimizar Produtividade
Pesquisas recentes demonstraram que interrupções, como notificações de celular ou WhatsApp, reduzem nossa concentração de forma mais significativa do que sonhar acordado. O Dr. Daniel J.Levitin, neurocientista e autor de ”Produtividade e Conectividade no Idade da Informação Excedente”, destaca que o ruído constante e a expectativa de respostas imediatas podem prejudicar nossa capacidade de concentração. Dessa forma, manter o celular no modo silencioso pode ser uma estratégia consciente para minimizar as distrações e promover um ambiente mais concentrado. Uma pesquisa constatou que leva 23 minutos e 15 segundos para retomar uma tarefa após uma interrupção. Ao manter o telefone no modo silencioso, essas pessoas minimizam essas interrupções, permitindo que se concentrem e realizem mais tarefas, o que pode aumentar a produtividade em até 30% ao dia. Portanto, não se trata apenas de evitar ruídos, mas de criar um ambiente que facilite a produtividade. Em outras palavras, as pessoas que mantêm o telefone no modo silencioso sabem que as notificações reduzem a produtividade e a concentração, portanto, elas as evitam. Além disso, o silêncio pode ser uma forma de proteger seu bem-estar emocional e estabelecer uma barreira entre sua vida digital e sua vida pessoal, valorizando seu espaço pessoal e limites. Isso também pode ser uma forma de promover a autoconsciência e confiança. Elas também tendem a ser muito conscientes de sua responsabilidade em relação ao ambiente e demonstram maior consideração pelos outros, pois não querem que suas notificações incomodem.
A frequência das notificações pode ser tão alta que pode causar estresse tecnológico, que pode afetar a saúde mental e a qualidade de vida. O silencio do celular pode ser uma forma de evitar esse tipo de estresse. O psiquiatra americano Craig Brod cunhou o termo ‘estresse tecnológico’ em 1984 em seu livro ”O Estresse Técnico: O Custo Humano da Revolução da Computação”, que se refere ao estresse específico derivado da introdução e do uso de novas tecnologias e que pode afetar qualquer área da vida. Desativar as notificações é uma das maneiras de evitá-lo e pode significar que você é um especialista em criar um ambiente calmo para si e gerenciar proativamente as possíveis fontes de estresse. Uma pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) recomenda limitar o tempo que passamos olhando para uma tela e controlar nossa exposição a essas fontes de estresse tecnológico. Ao fazer isso, você pode melhorar sua produtividade e reduzir o estresse tecnológico.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo