MEC e MRE apresentam edital 03/2024 para Seleção de Estudantes do PEC-G e PEC-PLE. Processo seletivo, pré-inscrição, instituições de educação superior, estrangeiros. Resultados por Comissão Responsável. Inscrições abertas, termino pré-liminar. Obtenha proficiência em Português.
O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu), em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), promoverá na sexta-feira, 9 de agosto, um webinar sobre o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Durante o evento, serão abordados os requisitos e etapas necessárias para participar do PEC-G e PEC-PLE, além de informações sobre as instituições de ensino superior envolvidas.
Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do PEC-G e PEC-PLE devem ficar atentos às datas de inscrição e aos critérios de proficiência linguística exigidos. A comissão responsável pelo registro e convocação dos candidatos fornecerá orientações sobre a obtenção dos documentos necessários e o resultado preliminar do processo seletivo. É importante que os estudantes estrangeiros estejam preparados para comprovar sua proficiência linguística durante o processo de seleção.
Webinário sobre o Edital nº 03/2024 e Processo Seletivo PEC-G e PEC-PLE
No ambiente virtual, a transmissão está marcada para as 15h (horário de Brasília) e abordará as principais diretrizes do Edital nº 03/2024, que versa sobre a seleção, além de esclarecer dúvidas acerca do processo de inscrição. O evento será veiculado por meio do canal do MEC no YouTube e é direcionado aos postulantes às mais de 8 mil oportunidades de graduação e 500 vagas de curso de português, disponibilizadas para o ano de 2025.
Processo Seletivo e Inscrições
O período de inscrições para o processo seletivo teve início em 22 de julho e se estenderá até 23 de agosto, nos postos diplomáticos do Brasil no exterior. A pré-inscrição requer o preenchimento do formulário disponível na página do MRE, parceiro do MEC nos programas. Na referida página, estão todas as informações pertinentes à seleção. O edital também está disponível em inglês e espanhol.
A alocação de vagas pelas instituições de ensino superior participantes é gratuita e visa atender estudantes estrangeiros interessados em realizar cursos de graduação completa no Brasil, bem como cursos voltados para a obtenção de proficiência em língua portuguesa. Estes últimos podem ser frequentados por estudantes que almejam o ensino superior, mas que ainda não atingiram o nível de proficiência exigido para a participação no PEC-G.
Comissão e Resultados Preliminares
Conforme o edital, a comissão encarregada de selecionar os candidatos se reunirá entre os dias 15 e 18 de outubro. O resultado preliminar será divulgado a partir de 25 de outubro.
Vagas Disponíveis
Nesta edição, o PEC-G oferece mais de 8 mil vagas, distribuídas em aproximadamente 400 cursos de graduação de 109 instituições de ensino superior, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Confira a relação de vagas. Por sua vez, o PEC-PLE disponibiliza 583 vagas, distribuídas em 30 instituições de ensino superior, abrangendo todas as regiões do Brasil. Consulte as vagas aqui.
Programa de Estudantes-Convênio
Criado em 1965, o PEC-G celebrará 60 anos em 2025 e é um dos mais antigos e relevantes instrumentos de política externa e apoio à internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. Sem buscar exclusividade, o programa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, disponibilizando a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, contato e recebimento da documentação dos estudantes interessados.
A Portaria Interministerial nº 7/2024, divulgada recentemente, modernizou o Programa com o intuito de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, que conta com a adesão de mais de 100 instituições de ensino superior do país. Entre os ex-alunos mais notáveis está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980. Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Divisão de Cooperação Educacional do MRE.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo