Campos Neto garante que o Comitê de Política Monetária está unido para a última decisão, apesar das opiniões diferentes e incertezas prospectivas.
O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros em 2% ao ano, conforme decisão unânime divulgada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em coletiva após a reunião. Campos Neto ressaltou a importância da manutenção da actuação conjunta do Copom para garantir a estabilidade econômica do país.
É fundamental destacar que o presidente do Banco Central enfatizou a coesão do Comitê de Política Monetária diante das discussões sobre o cenário econômico atual. Campos Neto ressaltou a relevância da atuação conjunta dos membros do Copom para manter a política monetária alinhada com os objetivos de controle da inflação e estabilidade econômica.
Copom: análise da última decisão do Comitê de Política Monetária
Durante a reunião do Copom, alguns membros argumentaram que, se a incerteza prospectiva permanecer elevada no futuro, um ritmo mais lento de distensão monetária pode ser mais apropriado, considerando a taxa terminal desejada. Campos Neto destacou que houve questionamentos sobre qual ritmo e caminho seriam mais eficazes a longo prazo.
Discussões durante a reunião do Comitê de Política Monetária
Campos Neto ressaltou a importância de considerar a diversidade de opiniões presentes no Comitê de Política Monetária. Ele mencionou que durante o encontro, ficou evidente que existia uma incerteza maior em relação a alguns temas discutidos, com diferentes membros expressando pontos de vista divergentes. O termo ‘alguns’, utilizado na ata, representa pelo menos dois membros ou mais que compartilharam essas opiniões.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo