Alta demanda provocou prorrogação de inscrições, oferecendo mais uma semana para ambos os casos. Este ano tem 180 vagas, 30 a mais do que o vestibular anterior. Eliminações em duas etapas: primeira e segunda fase vestibular, reservadas para 160 candidatos.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), divulgou a extensão do período para as inscrições do processo seletivo de 2025. Inicialmente, as inscrições se encerrariam nesta quarta-feira (17), porém foram prorrogadas por mais uma semana, finalizando no dia 24 de julho.
Para participar das inscrições do ITA, os candidatos devem acessar o site oficial da instituição e preencher o formulário online até o dia 24 de julho. Não perca essa oportunidade única de concorrer a uma vaga em uma das instituições de ensino mais renomadas do país!
Alta demanda por inscrições no ITA para a prova de seleção
Segundo informações do ITA, um número significativo de estudantes, mais de 6,9 mil, já demonstraram interesse em participar do processo seletivo até a última segunda-feira. A prorrogação das inscrições foi necessária para atender à alta demanda e garantir que todos os interessados tenham a oportunidade de se inscrever.
Neste ano, o Instituto oferece 180 vagas, um aumento de 30 em relação ao ano anterior. Dessas vagas, 140 são destinadas a candidatos civis e 40 para aqueles que almejam seguir carreira militar. Em ambos os casos, 20% das vagas estão reservadas para candidatos negros, que devem se autodeclarar no ato da inscrição para concorrer às cotas.
A taxa de inscrição é de R$ 195, e os cursos têm duração de cinco anos, com opções em oito áreas da engenharia, como Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia.
Até o momento, 6.925 candidatos já se inscreveram para participar da prova, conforme dados divulgados pelo ITA. O acesso ao edital e às inscrições deve ser feito exclusivamente pelo site da instituição.
O vestibular do ITA é conhecido por sua concorrência acirrada e é dividido em duas etapas eliminatórias. A primeira fase está marcada para o dia 13 de outubro de 2024, com uma prova composta por 48 questões objetivas de matemática, física, química e inglês.
Já a segunda fase ocorrerá entre os dias 5 e 8 de novembro, com provas dissertativas em quatro dias consecutivos. Cada dia terá uma disciplina específica, como matemática, química, física e uma parte objetiva de português e redação.
O ITA, vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e localizado em São José dos Campos, é uma referência em ensino de engenharia no Brasil. Fique atento às atualizações sobre o processo seletivo e boa sorte aos candidatos!
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo