Em primeiro semestre de 2024, 82% dos respondedores omitiram itens no supermercado devido a preços. Média de itens consumidos reduzida: preços justos, produtos mais baratos, maior qualidade, variedade, atacados e hipermercados. Visitas frequentes a mercados de bairro, redes grandes e ponto decisivo influenciaram a compra. Preços, promoções e descontos foram fatores decisivos. (147 caracteres)
O consumidor brasileiro está atento às oscilações de preços dos produtos no varejo e adaptando seu comportamento de compra para economizar. Apesar disso, a quantidade de itens adquiridos pelos consumidores diminuiu em média 7,5% no primeiro semestre do ano, e a presença de três produtos nos carrinhos dos consumidores se tornou mais escassa, de acordo com uma pesquisa.
Os compradores no mercado brasileiro estão cada vez mais conscientes das variações de preços e buscando alternativas para otimizar suas compras. Além disso, a competição entre marcas e a dinâmica dos mercados têm influenciado diretamente o comportamento dos consumidores, que buscam por melhores ofertas e produtos de qualidade.
Consumidor Brasileiro: Comportamento de Compra no Varejo Alimentar
O estudo ‘Hábitos de Compra no Varejo Alimentar’, da Neogrid/Opinion Box, destaca que o azeite é o item mais escasso, com 54,8% dos compradores mencionando ter reduzido o consumo. Seguindo, as carnes (41,3%) e legumes, verduras e frutas (24,4%) também foram afetados. A Neogrid, especialista em soluções para a cadeia de consumo, analisando notas fiscais, observou que o preço médio por unidade do azeite de oliva aumentou 19,8% em julho em comparação ao início do ano. A mesma análise revelou uma retração no consumo nos lares brasileiros de janeiro a junho de 2024, com uma queda de 7,3% no gasto médio por compra.
Impacto no Consumo: Tendências do Consumidor Brasileiro
Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados consideram o preço como fator decisivo na hora da compra. A insatisfação com os preços atuais é evidente, com cerca de 80% dos consumidores achando-os injustos. Além disso, 82% admitiram ter deixado itens no supermercado devido aos valores. Em busca de preços mais justos, 62% dos consumidores realizaram visitas mais frequentes a atacados e atacarejos nos últimos doze meses.
Preferências de Compra: Comportamento do Consumidor Brasileiro
Embora as visitas a atacados tenham aumentado, os supermercados tradicionais ainda são a escolha principal (34,4%) dos consumidores. Em seguida, aparecem os atacarejos (30,1%) e hipermercados e grandes redes (24,3%). Apenas 10,7% optam por mercados de bairro. A experiência de compra em loja física é crucial para 40% dos entrevistados.
Decisões de Compra: Fatores Influenciadores do Consumidor Brasileiro
Além do preço, promoções e descontos (65,7%) e a qualidade do produto (63%) são considerados essenciais na decisão de compra. A pesquisa revela que 83% dos entrevistados acompanham promoções de itens específicos e 84% compram mais quando os preços estão baixos. A pesquisa, realizada online entre junho e julho de 2024, contou com mais de 2 mil participantes de todas as regiões do Brasil, acima de 16 anos e de diversas classes sociais, responsáveis pelas compras domésticas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo