Forte tempestade solar causa falhas nas telecomunicações e satélites, luzes da aurora e onda de auroras na Previsão do Tempo Espacial.
Uma intensa tempestade solar gerou luzes de aurora boreal em diversas regiões do planeta, incluindo Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia, Rússia e Ucrânia, entre a noite de quarta-feira, 9, e a madrugada de quinta-feira, 10.
Essa tempestade solar foi tão poderosa que desencadeou uma tempestade geomagnética, afetando a magnetosfera terrestre e permitindo que as luzes de aurora boreal fossem vistas em latitudes mais baixas do que o habitual. A beleza desses fenômenos naturais é um lembrete da força e da complexidade do sistema solar. A tempestade solar também foi responsável por intensificar as cores e a visibilidade das luzes de aurora boreal, tornando-as mais impressionantes do que o usual.
Tempestade Solar Severa
A tempestade coincide com o fim do ciclo do Sol, que se renova a cada 11 anos e, atualmente, está no seu período máximo. De outros países como Argentina, Chile e México, também foi possível ver as luzes da aurora, mas são locais nos quais elas não ocorrem com frequência.
Aurora Boreal no noroeste da Alemanha, na região da Baixa Saxônia, que inclui cidades como Hannover e Rotenburg
Tempestade Geomagnética
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo Espacial do Serviço Nacional de Metereologia dos EUA, a tempestade solar, também chamada de tempestade geomagnética, foi ocasionada após uma ejeção de massa coronal pelo Sol na terça-feira, 8. O Sol também liberou intensas erupções solares durante esta semana que se potencializaram junto às ejeções. A grande quantidade de radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol criam tempestades solares que influenciam diretamente na produção das auroras boreais.
Tempestades geomagnéticas podem impactar a infraestrutura em órbita terrestre e na superfície da Terra, afirmou o Centro de Previsão. O instituto classificou a tempestade como nível 4, em uma escala de 1 a 5. Com este tipo de fenômeno, também é comum que ocorram falhas nas telecomunicações, nos satélites e na rede elétrica.
Aurora Boreal
A aurora boreal ocorre no Hemisfério Norte do planeta Terra. As luzes da aurora são formadas quando os ventos solares cruzam com partículas emitidas pelo Sol. A cor das luzes varia de acordo com a presença de gases na atmosfera, que também interagem com os elétrons e prótons liberados pelo Sol. Caso a interação seja com oxigênio, as cores tendem a ser verde e vermelho, enquanto a presença de nitrogênio indica cores azul e roxa.
Entre os países nos quais é comum avistar a aurora boreal estão o estado do Alasca nos EUA, algumas cidades no Canadá e na Europa, na Islândia, na Noruega e na Suécia.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo