No meio do brasileiro alto e baixo, Rubro-Negro classifica jovens da Base, sob parceria inédita, formando nova comissão técnica e staff. Camisa do Sul da Bahia, complexo grupo A6 manda jogos: diretor da Base integra núcleo, de base, bandeira.
Desafio contra a queda na Série A e vaga garantida na Série D. Mesmo que pareça improvável, essa é a situação atual do Vitória graças a uma parceria inovadora com o Itabuna, clube do sul da Bahia.
O Vitória enfrenta uma batalha feroz, como um verdadeiro Leão, para se manter na elite do futebol brasileiro. Com a união com o Dragão do sul, o time busca garantir sua permanência e alcançar novas conquistas em campo.
Vitória: Uma Parceria Inédita com o Itabuna
De um lado, a felicidade reina com o time em grande momento na Quarta Divisão; do outro, as incertezas pairam diante de uma campanha de altos e baixos na elite do futebol brasileiro. O Vitória voltou a disputar a Série A do Brasileirão neste ano após cinco temporadas, mas um acordo com o Itabuna abriu um novo caminho para o Leão, que disponibiliza os jogadores da sua base e fornece toda a estrutura para a equipe de Itabuna jogar a Série D.
Tudo isso aconteceu após o clube do interior da Bahia passar por rebaixamento no Campeonato Baiano e entrar em profunda crise financeira. Na elite, o Vitória é o 15º colocado, com 15 pontos em 15 jogos. Já o Itabuna é o vice-líder do grupo A6 da Série D, com 23 pontos, e se classificou para o mata-mata com duas rodadas de antecedência.
Vale lembrar que o grupo do Dragão do Sul é composto por times tradicionais e experientes no torneio, como Nova Iguaçu, Ipatinga e Portuguesa-RJ. Entenda o acordo Vitória e Itabuna oficializaram a parceria no dia 11 de abril, em coletiva no Barradão. O acordo contemplou o Dragão do Sul com todos atletas do sub-20 do Leão, além da comissão técnica e staff. Tudo que o Itabuna utiliza, de nutricionistas ao centro de treinamento, pertence ao Vitória.
Em entrevista ao ge, Fábio Mota, presidente do Rubro-Negro, afirmou que a parceria tem duração de três anos, renováveis por mais três. ‘Esses atletas que estão no Itabuna, inclusive, devem disputar o Brasileiro Sub-23, em setembro, pelo Vitória’.
O que o Itabuna recebe no acordo? Todos os jogadores do sub-20 do Vitória ficaram à disposição do Itabuna; Itabuna passou a mandar seus jogos no Pituaçu e no Barradão; O treinador é Laelson Lopes, que comanda o sub-20 do Vitória; Thiago Noronha, diretor da Base do Vitória, é o gestor. – A gente assumiu o Itabuna em tudo. Do Itabuna só tem a camisa. Dos médicos, comissão técnica aos jogadores, são todos do Vitória. Treinam aqui no nosso complexo. Vem dando certo, é uma parceria muito importante para o Vitória. Os atletas estão fazendo viagem e enfrentando jogadores mais experientes em um grupo muito forte na Série D.
Isso tem melhorado nosso nível de competitividade na base e chamado a atenção de muitos clubes do Brasil. Muitos atletas já têm sondagem e despertaram o interesse de outras equipes – detalhou Fábio Mota, presidente do Vitória. Time base do Itabuna no início da Série D: O Vitória também quer aproveitar a oportunidade para expandir a marca do clube para o interior do estado, com a criação de um núcleo das categorias de base em Itabuna. – Além desse acordo, eu sugeri criar um acordo mais longo e fincar a nossa bandeira lá em Itabuna. Não queria só a parceria para disputar a Série D, mas também ajudar o Itabuna a voltar para a Série A do Baiano e, em conjunto com o clube, criar nosso núcleo lá, que tem muito potencial, mas é distante de Salvador. A nossa ideia é montar uma filial das divisões de base. Evoluiu para uma parceria estratégica e promissora para ambos os clubes. A união entre Vitória e Itabuna tem se mostrado benéfica, não apenas em termos esportivos, mas também no fortalecimento das bases e na projeção de novos talentos. A troca de experiências e a oportunidade de enfrentar adversários de alto nível têm sido fundamentais para o desenvolvimento dos jogadores e para a expansão da marca do Vitória no cenário esportivo regional. A parceria, que começou com um simples acordo, agora se transformou em um projeto ambicioso de crescimento e consolidação no futebol baiano. Com um olhar voltado para o futuro, o Vitória e o Itabuna seguem juntos em busca de vitórias e conquistas, construindo uma história de sucesso e superação no mundo do futebol.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo