A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta segunda-feira (22) o uso de detergentes, desinfetantes e lava-louças da marca Ypê, fabricados pela Química Amparo Ltda. A suspensão dos produtos havia começado em 7 de maio, por suspeita de risco de contaminação microbiológica.
De acordo com a Anvisa, a liberação vale para produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026. A decisão foi tomada depois que a empresa apresentou laudos considerados satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos neste ano.
Entre os produtos liberados estão: lava-louças com enzimas ativas Ypê, lava-louças Ypê, lava-louças concentrado Ypê Green, lava-louças Ypê toque suave, desinfetante Bak Ypê e desinfetante Pinho Ypê.
Apesar da liberação parcial, o recolhimento voluntário dos produtos fabricados até 31 de março de 2026 continua. Segundo a Ypê, a medida é preventiva e faz parte de um plano aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.
Os lava-roupas da marca seguem incluídos no recolhimento voluntário. A lista inclui: Tixan Ypê Combate ao Mau Odor, Tixan Ypê Cuida das Roupas, Tixan Ypê Antibac, Tixan Ypê Coco e Baunilha, Tixan Ypê Green, Tixan Ypê Express, Tixan Ypê Power Act, Tixan Ypê Premium, Tixan Ypê Maciez, Tixan Ypê Primavera e Tixan Ypê Power Act.
A crise começou no fim de novembro de 2025, quando a Ypê fez um recolhimento voluntário de lotes de sabão líquido após identificar a bactéria Pseudomonas aeruginosa em suas linhas de produção. Entre os dias 27 e 30 de abril, uma auditoria na fábrica da Química Amparo Ltda., em Amparo (SP), apontou 76 irregularidades sanitárias graves, com falhas no controle de qualidade microbiológico e descumprimento de Boas Práticas de Fabricação.
Em 7 de maio de 2026, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a fabricação e determinando o recolhimento de mais de 100 lotes de detergentes, desinfetantes e lava-roupas que terminavam com o dígito “1”. A Ypê contestou a punição, apresentou laudos de laboratórios independentes e paralisou as linhas afetadas. A empresa anunciou um plano de investimentos de R$ 130 milhões em modernização e segurança fabril.
